segunda-feira, 23 de março de 2015

Entre Letras e Telas...

Considerações sobre livros que se transformaram em filme, e que dariam excelentes animes...

Sim... sim... Saltando das letras para as telas... vamos falar de livros que se tornaram filme[s]... e que bem que poderiam ser anime também...

Livros foram escritos para transmitir algum conhecimento... para despertar nosso lado artístico, aguçar nossa inteligência, incentivar a criatividade... e outras coisas por aí...

Livros são uma verdadeira viagem sem sair do lugar... ou mais ou menos isso... Para a imaginação não existem limites... fronteiras... assim é também com a música... a boa música, muito bem entendido...

Mas como já dizia um amigo meu, “gosto a gente não discute, apenas lamenta... pra não perder a amizade... “ >.<

Eu sempre fui apaixonada por livros... hoje, por questões práticas, optei pelos livros digitais... mas o que importa, é o conteúdo... e as florestas do mundo agradecem... >.<

Infelizmente, não considero que hoje em dia tenhamos à nossa disposição a variedade de conteúdos que tínhamos quando eu era apenas uma jovem esfomeada por livros... Bem... vamos entender essa parte direitinho... conteúdo não significa diversidade de assunto...

O conteúdo enriquece a cultura... a diversidade de assunto apenas faz o tempo passar, e provavelmente, daqui há pouco o assunto cai no esquecimento, mesmo que tenha sido considerado um best seller...

Assim como sou exigente com a música que escuto,  o sou também com o que eu leio e com o que assisto...


E o cinza que me desculpe, mas os seus tons que andaram pintando, ou escrevendo, por aí, são apenas banalidades... e qualquer banalidade hoje em dia dá ibope... a seriedade não dá... ¬¬ ...

Voltando a falar dos livros... Existem exemplos de grandes histórias que foram escritas para serem lidas e acabaram nas telas antes de serem publicadas... é o caso de Stars Wars... grande clássico, uma história pra agradar gregos e troianos, muito embora algumas vozes digam o contrário... 

Desde a época em que foi lançado até os dias de hoje, vai sempre arregimentando uma legião de seguidores apaixonados... não é pra menos... 

A história foi muito bem contada através da saga de filmes [hollywoodianos], bem dirigida... e sempre contou com o apoio de efeitos especiais, que na época, eram de encher os olhos e nunca nenhum produtor-diretor tinha se aventurado e arriscado tanto...

Duas outras histórias com contexto diversificado, mas que envolve magia e aventura, foram Harry Potter e, O Senhor dos Anéis, que dispensa apresentações...

Esses já englobam uma tecnologia moderna, produção e criteriosa e esmerada , além de uma direção perfeccionista...

Todos  sabemos que são sucesso de bilheteria e livraria... e acredito que não serão cores passageiras no universo artístico no qual nos encontramos nos nossos dias...

Eventualmente, o que não é rotulado de best seller, atravessa as décadas e, porque não, os séculos,  sem que suas cores desbotem, e se tornem apenas cinzas...

E como se não bastasse, relativamente a saga O Senhor dos Anéis, a trilha sonora é de encher os ouvidos [ no bom sentido... >.<]  de acordes melodiosos e convidativos à imaginação...

Vamos combinar que uma trilha sonora mal arranjada pode destruir todo o clima da história que está sendo contada... vale para filmes, séries, animes... ou seja lá mais o que for...

Mas, eventualmente, encontramos um diretor musical non sense por aí... e lá se vai uma boa história para a geladeira porque a música era totalmente nada a ver...

Vai dizer que não? Duvido... >.<

Conversando com colegas de uma determinada rede social que não é aquela que meio mundo frequenta, nem essa que o outro meio mundo frequenta... Bem... fazendo aqui um à parte, essa é uma rede social bem seletiva... e mesmo que venha a crescer, tomara que continue seletiva, porque é um lugar muito especial... sem as abobrinhas das redes sociais lugar comum, com gente muito bonita:- inteligentes e educados... ^_^ ...

Então... voltando à conversa com os meus colegas, minha amiga Amanda lembrou que a também clássica história de O Conde de Monte Cristo, foi levado às telinhas, no Japão, como um anime (Gankutsuou)

Eu não assisti, mas fiquei cheia de curiosidade, já que ela recomenda... ^_^ ... vagamente eu já tinha passado por esse anime em algum lugar, mas, não lembro porque, apenas passei... e pronto...



Fico imaginando histórias de porte como O Senhor dos Anéis, contadas em anime de uma forma que nos prenda a atenção como o filme... quanto ao livro, ainda não tive a oportunidade de iniciar a leitura, mas espero que não me decepcione como As Crônicas do Gelo e do Fogo...

Decepção sim... mas já chego nessa parte... As Crônicas foram serializadas por algum estúdio norte americano que não sei qual é... bem... acho que é produção norte americana, mas isso não faz a menor diferença...

Não assisti... nem estou pensando em assistir... primeiro porque, segundo duas pessoas que me conhecem muito bem, eu iria odiar a tal série... segundo porque a saga literária em si, deixou-me profundamente frustrada...

Agora, vamos entender a minha insanidade... >.< ... [se é que isso é possível... >.<]

A história em si é sensacional... a mente criativa do autor criou um mundo que bem podeira ser o nosso, mas, para poder dar asas a imaginação o mundo da história não poderia ser o nosso...

É uma história que fala de seres mágicos, povos místicos, heróis lendários... e ... zumbis... >.< ... é... tem até zumbi na situação... >.<


É uma história com uma narrativa bem estruturada, personagens complexos, lugares exóticos... e o autor descreve personagens, lugares e situações com maestria e riqueza de detalhes...

O primeiro volume é apaixonante... e só... comecei a sentir o cansaço das palavras a partir do segundo volume... e na metade dropei...

Mas, como fiquei curiosa a respeito de alguns aspectos, fui “engolindo a seco” a maioria dos capítulos... e já a essas alturas eu percebia que a história andava em círculos sem nunca chegar a lugar nenhum... ou seja, na minha opinião, transformou-se em um novelão... e eu abomino novelões...

Nenhum dos aspectos brilhantemente interessantes o foi a ponto de me fazer ler página por página... até porque, alguns desfechos pareciam óbvios, muito embora, as personagens, com características extremamente humanas, sejam imprevisivelmente previsíveis...

Por outro lado, ainda deparei uma penca de personagens insuportavelmente desagradáveis... praticamente todos, bem... eu sou um pouco rabugenta, mas é pra quem pode... e eles não podem... >.< ... a verdade é que nesse mar infinito de personagens que vão e vem como as ondas do mar, eu apenas gostei seriamente de, sendo que um deles, pelo menos no livro, é o que tem as decisões mais centradas... Snow e Arya Stark são meus personagens número um, e a Daenerys Targaryen, a segunda... se houvesse um terceiro seria, talvez, o anão Tyrion Lannister, mas definitivamente, seu caráter é duvidoso demais para o meu gosto... Mesmo assim, ele ainda está na lista dos que possivelmente escaparão da minha lista negra... >.< 

O fato é que, o autor lançou mão de um recurso muito usual em contos... personagens com inteligências brilhantes são capazes de decisões absurdamente estúpidas... e isso, mata a história, mesmo que o livro ou filme venha a vender horrores... porque a gente só se depara com esse detalhe depois de comprar o livro, ou o ingresso para ver o filme no cinema... >.<

E esse pequeno significativamente grande detalhe, leva-me a refletir sobre as ações humanas... aí lembrei do meu amigo muito engraçado que sempre dizia... “Tem gente que pensa com o fígado... “ ...

Mas fígado não pensa!!!!!! >.<

Definitivamente, é uma excelente história... mas acabou mal contada, não no sentido de não ter conteúdo... mas no sentido de que, foi feito muito rodeio  e a nenhuma conclusão foi possível chegar...

Aí você vai dizer... “A história ainda não acabou...”  ... e isso eu bem sei... e lamento... poderia ter acabado com mais dignidade... mas com certeza tem gente que ainda quer mais algum ouro pra guardar nos cofres...  e esse é um grande problema...

Todos nós gostamos de boas histórias, mas com certeza, uma boa história pode virar uma tortura  se for mal contada... >.<






Contudo, existem verdadeiros magos na arte de contar história... e um desses magos é o mentor do Estúdio Ghibli,  Miyazaki Hayao, que também é seu fundador, juntamente com Takahata Isao, Suzuki Toshio e Tokuma Yasuyoshi.

É um dos meus preferidos e quase o único ao qual me mantenho fiel... eles têm o dom de contar hsitórias... tanto criando as histórias, como adaptando... por isso considero-os verdadeiros magos na arte de contar uma história...

Um trabalho de profissionais de altíssima qualidade, que nos presenteiam com obras que encantam nos mínimos detalhes... desde a arte gráfica até à trilha sonora... nada escapa ao  controle de qualidade do Estúdio Ghibli.

Mais informações sobre o Estúdio Ghibli, na Wikipédia, claro, mesmo que você considere, como eu, que os conteúdos da Wiki já foram melhores... ^_^

E  pra quem quer ficar antenado no Estúdio Ghibli, e não conhece, tem uma página criada por fãs aqui do Brasil, dedicada especial e exclusivamente a tratar de todos os assuntos pertinentes ao estúdio.




E a nossa conversa de hoje fica por aqui...  ^_^ ... Leiam e pesquisem... seu cérebro agradece... >.<




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Pensamento é livre... mas a forma como se expressa deve atender aos princípios da sensatez e educação. Agradecemos a compreensão. [Seu comentário será liberado assim que for analisado.]