terça-feira, 21 de novembro de 2017

E o Tempo Levou...

Então... o vento também levou... e aqueles tantos assuntos que eu tinha pra falar, apenas permaneceram na pasta de rascunhos...

Não é que eu deixei de gostar de anime... não é que deixei os livros de lado, e os filmes... e a música...

Mas vamos combinar que, desde aquela famigerada época de caça às bruxas promovida pelas produtoras que detém os direitos autorais de obras artísticas como animes, mas principalmente, sobre as OST's, nosso Universo nunca mais foi o mesmo...

Durante muito tempo, houve um acalorado debate sobre as verdades e mentiras, justiças e injustiças, de toda essa engrenagem legal que domina o mundo capitalista... mas vamos combinar que, não há justiça normatizando nada... o que manda mesmo é a ganância e ponto...

Evidentemente, podemos e devemos refletir sobre os detalhes que envolvem uma questão de tamanhas proporções... mas a nossa análise serviria apenas para esclarecer alguns possíveis pontos que permaneceram obscuros através do tempo...

A poeira já baixou... as discussões acaloradas perderam a força menos que o sentido, já que muitas vezes tais discussões eram tão irracionais quanto as atitudes arbitrárias que enfrentamos naquela época...

Lembro-me que eu dizia que estávamos regredindo à idade das trevas...

Eu mesma tive contas deletadas, arquivos deletados... espaços bloqueados... foi um caos...

Alguns amigos meus sentiram-se intimidados na época... outros reagiram indignados... mas o fato é que todos perdemos muito com toda aquela ação insana...

Vejam bem... eu sempre defendi o que considero o mais correto... e é óbvio até para uma ameba, que os envolvidos no processo criativo, na execução dos projetos, na administração dos recursos, e em toda a engrenagem de suporte, merecem receber os dividendos pelo seu trabalho...

Do meu ponto de vista, o cerne da questão nunca foi exatamente esse...

Mas eu sempre fui contra a hipocrisia que manipula a verdade...

A chamada "pirataria" na época nunca competiu com as vendas dos produtos originais... porque nunca houve da nossa parte a venda de nenhum produto...

Mas os gananciosos nunca se interessaram em analisar a questão por outro prisma que não fosse o do seu egoísmo...



Todas as pessoas que eu conheci naquela época que estavam envolvidas com a divulgação de anime, não faziam nada que envolvesse lucro... ninguém vendia nada... não havia nenhum interesse financeiro... e a gente ainda divulgava os produtos originais sem receber nada por isso... sem exigir nada por isso... sempre foi por gostar de anime...

Houve muito barulho por nada, por parte dos gananciosos... porque a verdade é que mesmo quem tinha os animes dos fansubs, quando tinha a oportunidade de se deparar com o produto original, não media esforços pra adquirir o original...

Conheci muito garoto que juntava os trocados que pudesse, pra comprar um mangá... uma fita [na época ainda tinha muita fita VHS... >.<] e mais tarde o DVD...

Eu mesma, tive muita fita VHS de anime...

Mas vamos combinar... o poder aquisitivo do povo brasileiro de uma forma geral, nunca foi lá essas coisas...

A manipulação da cultura enlatada também nunca ajudou...

O acesso a esse conteúdo sempre  foi negligenciado...

Por outro lado... "lá fora" as produtoras despencaram no nível dos conteúdos... e o pouco que tenho visto chegar, peca pelo excesso de banalidade... pra pegar leve... afinal, o objetivo aqui é discutir uma realidade que vem agonizando as nossas vidas... e não ofender ou agredir... mas vamos combinar que os conteúdos estão sofríveis....

Cadê os animes do naipe de Macross, CDZ, Fullmetal Alchemist Brotherhood, Clannad... meu... eu tenho uma lista  que não cabe aqui...

E agora nem o Nyaa a gente tem mais...

E as comunidades legais de anime... sério... o povo "cresce" e passa a agir exatamente como aqueles que eles criticavam...

Provavelmente vão dizer que eu não cresci... >.<

Não precisa me enumerar as infinitas razões que fastam as pessoas do mundo dos animes... que no final das contas, são os falsos amantes... ou amantes que envelheceram...

Claro... as pessoas precisam viver... fora da internet... mas não precisam negar e excluir o que um dia foi motivo de felicidade...

É... definitivamente vão dizer que eu não cresci... >.<

Eu acabei entrando nessa vibe... deixei meu blog de lado... perdi o interesse em falar de anime... não perdi  pelo anime em si... mas acabei me afastando de todo o resto... parei de traduzir... parei de revisar... arrumei um monte de desculpa, quando na realidade o que acontecia é que eu estava me intoxicando com a onda de desânimo, descuido e distanciamento que assolou todas as aldeias que eu conhecia...

Muita gente tentou... muita gente se esforçou...  é verdade... mas acabamos envolvidos todos pela névoa do desânimo... e apenas desistimos...

Não sei mesmo se um dia, voltaremos a viver outra época de ouro... eu lamento pelas gerações futuras...

O.O ... nussssss... o papo ficou nebuloso mesmo... então por hoje vamos ficar por aqui.. infelizmente nem dá pra deixar  um AMV aqui, pois é bem capaz do capataz Google bloquear o blog por violação dos Termos de Uso... >.<

Espero que em breve eu esteja por aqui novamente...

Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Pensamento é livre... mas a forma como se expressa deve atender aos princípios da sensatez e educação. Agradecemos a compreensão. [Seu comentário será liberado assim que for analisado.]